DICAS PARA OS PAIS - CHINA

À vocês pais, que como nós tinhamos dezenas de dúvidas, sobre como 'é esse negócio de viagem para a China'. O que devemos levar, o que acontece aqui, o clima, as pessoas, ...... vou tentar escrever aqui um pouco de minha experiência como mãe e, como estamos no virando.

Para começar a conversa, a China..... o pouco que vi e presenciei de Beijin(Pequim) e Shijiazhuang são cidades super urbanizadas gigantes. Prédios para todos os lados, avenidades e ruas largas. Limpas, olha demora para encontrar, papel nas guias das ruas. As pessoas se vestem bem.  Percebemos que os mais velhos ainda costumam usar antigos hábitos e costumes, como catarrar no chão, mas não vi isso nos jovens até uns 30 anos. Acredito que esse costumes está acabando....

COMIDA

Esta país é muito interessante. Não tem gordos. As pessoas se alimentam de forma bem saudável. Se é palatável para nossos costumes não sei, mas que é tudo muito a base de verduras e legumes, isso é verdade.

Apesar desse naturalismo, bem saudável, eles comem muita carne de porco e fritura. É incrível..... Não encontramos pão francês, mas o pão vendido aqui na padaria é um grande pão, em forma de pizza, espesso e frito. Bem gostoso... mas penso na caloria ingerida. Só que compensam andando de bicilceta.... São dezenas, milhares de bicicletas e pequenas motos. Não encontramos motos velozes, nas ruas de Shijiazhuang.....

Então quando decidir vir para o tratamento aqui, tragam uma mala de alimentos de seu gosto. Fiquei preocupada com a barreira da alfandega, mas não aconteceu nada comigo, nem com ninguém com quem  conversei até agora. Chegando aqui, vc se sentirá mais sossegada ao cozinhar com aquilo que conhece. Pois até se adaptar e cair a ficha que terá de ir ao mercado e a língua e os alimentos... tudo isso pode causar estranheza no início, portanto, com seu kit 1º socorros da cozinha  ficará mais tranquila. Então, para esse início eu aconselho a trazer:

-Oléo ( pelo menos uma latinha pequena), sal, temperos diversos, açucar, café instantaneo (aqui tem, mas é apenas para o começo), leite em pó (me disseram que o leite não é pasteurizado, não sei)

-Traga arroz, feijão. O arroz é diferente do nosso, muito empapado. Só vi feijão preto, traga outro se gostar. Não encontrei até agora, queijo ralado, pode trazer. Trouxemos milharina, pipoca de microondas, bolachas diversas. Acho que temos mais variedades de guloseimas no Brasil do que aqui. Só encontrei dois tipos de chocolates, uma marca de chocolate  deles (Dove).

- Não encontrei até hoje, creme de leite, o achocolatado é fraquinho. A manteiga, é ruim..... se der traga a sua... Aquela geladeira no centro do corredor cheia de nugets, salgadinhos, hamburgueres, esqueça.......

As aparências, de alguns alimentos, são estranhas..... vi larva cozindinha, viu...... e outras coisas que nem me atrevo a perguntar, é feio demais......

Aqui tem uma pequena cozinha, com panelas e talheres, com duas bocas de fogão elétrico. Vc já usou fogão elétrico? não, então se prepare é complicadinho se adaptar... as panelas daqui não são muito adequadas ao fogão, então tudo cozinha rápido e queima com grande facilidade.

HIGIENE

Uma amiga, que já veio para cá, me aconselhou a trazer um  kit limpeza. Traga mesmo, sei como, mas deem um jeito de trazer água sanitária ou mesmo cloro puro. Aqui não tem...................... terrível.  Gente, as vassouras não possuem cabos longos, como as nossas. Elas tem os cabos bem curtinhos, um horror para varrer, dói demais as costas, bem incoveniente.

A água daqui é estranha, ela dá coceira, e demora para fazer espuma com nosso sabonete.Portanto, aconselho a trazerem sabonete de glicerina neutro, para não entrar em reação química com a água daqui. Bem, ruim.... as americanas que vieram pela 2ª vez que nos deram esse toque.

 

 


Pousadas
Contador gratuito